terça-feira, 19 de junho de 2012

Preservativo Masculino

Ficheiro:Kondom.jpg

preservativo é um método contraceptivo do tipo barreira.
Este é o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, que ajuda não só no planejamento familiar como também reduz o risco de transmissão de diversas DSTs. É feito de látex ou poliuretano e geralmente já vem lubrificado, existindo em várias cores, aromas e tamanhos. Deve estar presente durante todo o ato sexual: deve colocar-se antes de iniciar a penetração e retirar-se depois da ejaculação, antes que o pênisperca a ereção.
Apesar de ser o método mais eficiente contra a transmissão do vírus HIV (causador da epidemia da SIDA), o uso de preservativo não é aceito pelaIgreja Católica Romana, pelas Igrejas Ortodoxas e pelos praticantes do Hinduísmo. O principal argumento utilizado pelas religiões para sua recusa é que um comportamento sexual avesso à promiscuidade e à infidelidade conjugal bastaria para a protecção contra DSTs.

Vantagens

  • De fácil aquisição, é o método ideal para relações ocasionais ou imprevistas.
  • Pode ser utilizado sem contra-indicações, e é o único método contraceptivo que reduz a incidência grandemente de doenças venéreas como a SIDA (Aids no Brasil), a gonorréia, entre outras. Porém pode falhar contra o HPV (Efetividade do preservativo Contra DSTs, WHO, 2004)

Desvantagens

  • Se for mal aplicado ou utilizado mais de uma vez, pode romper, não evitando a transmissão do sêmen.
  • Como é de utilização única, o custo de cada preservativo não é um factor desprezível, apesar de, no Brasil, os postos de saúde da rede pública fornecerem gratuitamente preservativos, sendo estes da largura padrão (52 milímetros).
  • Algumas pessoas são alérgicas ao látex, material de que são compostos a maioria dos preservativos disponíveis (existem também preservativos em outros materiais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário