sábado, 10 de novembro de 2012

Bolena

Creio que os jovens hoje em dia não estão muito informados sobre histórias antigas, pois então eu mesma lhes informarei sobre a história das irmãs Bolena ou apenas de uma delas, Ana Bolena ou até mesmo do rei Henrique VIII. Mas enfim, és tu caro leitor é que dirá de quem especialmente falarei, meu dever é apenas informa-los.
   
   

      Pois bem, você pode não saber por completo esta história, mas sabe uma parte dela ou então o que veio depois. Por mais que não se lembre já deve ter aprendido sobre a Igreja Anglicana, criada por Henrique VIII, antigo Rei da Inglaterra, pai de rainha Elizabeth I, e a sua esquerda ou direita pra nós é Ana Bolena, a mãe de Elizabeth, a que tem consigo um pingente com a letra B, usado sempre pela antiga rainha.
     A igreja Anglicana é a matéria que você aprendeu na sétima serie, ou pelo menos deu uma passada bem rápida sobre isso.
     Enfim, a primeira da fotografia é Maria Bolena, irmã mais velha de Ana. Mas começaremos pelo inicio.
     O rei Henrique VIII sempre quisera um herdeiro varão, porém sua rainha, não Ana, mas Catarina de Aragão não conseguia dar-lhe filhos, apenas filhas, irritado o rei procurou uma amante, na verdade ele tivera muitas amantes. Uma delas conseguiu-lhe dar um filho homem, porém como não era sua esposa, o filho  foi considerado ilegitimo, sendo assim, não poderia mais tarde assumir o trono no lugar do pai.
     Henrique era o filho mais novo do rei Henrique VII, assumiu o trono quando seu irmão mais velho faleceu de uma doença. Além de herdar o trono também casou -se com Catarina de Aragão, a viúva de seu falecido irmão, sendo que o casamento de Catarina com o irmão do rei foi declaro não consumado, não haveria problema algum na união do casal.
     Uma das amantes do rei foi Maria Bolena. Segundo as histórias, Maria era descrita como leviana e que se desfrutava dos prazeres da corte. Quando seu relacionamento com o rei terminou ela ficou com uma péssima reputação e quase nenhum pretendente, então acabou casando-se com um mercador, chamado William Carey.
     Nisso sua irmã mais nova, Ana Bolena, voltou da França onde tinha sido mandada à Rainha-Mãe por ter noivado-se secretamente com um Duque, que por sinal já era noivo.
    Ana sempre foi descrita como pouco atraente, que de fato na foto podemos observar que sua irmã, Maria era mais bonita, porém mesmo não tendo tanto atrativo quanto a irmã, Ana conseguiu seduzir o rei.
    Em sua volta a corte, o rei se encantou por Ana, mas a moça recusou a tornar-se sua amante. O rei mandava-lhe muitos presentes, porém ela mandava os de volta. Irritado, com o orgulho ferido podemos assim dizer, o rei passou a perseguir a moça, mas esperta ela o ignorava ainda mais, dizendo que ele só a teria se casasse com ela.
    Bem, o rei já era casado, por tanto não poderia casar-se com Ana. Porém a moça usou todas as "armas" de uma mulher, fazendo o rei ficar enfeitiçado por ela. Catarina não dava filhos ao rei e faltaria pouco para que não pudesse mais gerar filhos. Ana ainda era jovem poderia dar ao rei o tão desejado herdeiro varão, mas se ela tornasse sua amante e tivesse um filho, este se tornaria ilegítimo.
     Henrique VIII resolveu se divorciar de sua rainha, mas a igreja católica se recusou fazer sua vontade, sendo assim rompeu-se com esta e fundou sua própria, a igreja anglicana.
    Ana tornou-se rainha, agora só bastava dar ao rei um herdeiro varão.
   A nova rainha deu a luz a dois meninos, mas ambos não sobreviveram mais que poucos dias. Ana conseguiu apenas dar uma única filha ao rei, a rainha Elizabeth I, que mais tarde viria a assumir o trono.
   Embora muitos dizem que o casamento do rei com sua segunda esposa não era feliz, porém foi comprovado que Ana e Henrique foram sim felizes durante algum tempo, ele só começara a tratar-lhe mal quando esta não conseguia gerar filhos homens e ter ido de amarelo ao enterro de Catarina de Aragão, sendo que até o rei ficou de luto em consideração a antiga rainha.
    A situação dos dois foram piorando a medida do tempo.
   Ana foi acusada de traição, adultério e incesto, acusada e condenada. Seu irmão George foi torturado para que assumisse que havia cometido tal ato, porém mesmo a tortura ele negou que havia cometido, mas isto não impediu que fosse executado. Outras homens foram acusados de terem sido amantes da rainha. Foram muitos torturados, mas mesmo sob tortura não confirmaram.
   Essas acusações nunca realmente foram comprovadas de que de fato aconteceram. Embora a rainha tenha sido condenada, não sabemos ao certo se as acusações eram verdadeiras.
  Ana foi decapitada, mas antes pediu ao rei como seu ultimo desejo de que fosse decapitada por um carrasco francês. Henrique VIII atendeu ao pedido da rainha.
  Antes de ser executada, Ana fez um discurso, referindo-se ao rei, tudo indica de que ela ainda esperava o seu perdão.

"  Bom povo cristão, vim aqui para morrer, de acordo com a lei, e pela lei fui julgada para morrer, e por isso não vou falar nada contra ela. Não vim aqui para acusar ninguém, nem para falar de algo que sou acusada e condenada a morrer, mas rezo a Deus para que salve o rei e que ele tenha um longo reinado sobre vós, pois nunca um príncipe tão misericordioso esteve lá: e pra mim ele será sempre um bom, gentil e soberano senhor. E se qualquer pessoa ponha isso em causa, obrigá-la-ei a julgar os melhores. E assim deixo o mundo a todos vós, e sinceramente desejo que rezem por mim. Ó senhor, tem misericórdia de mim, eu louvo a Deus a minha alma. "

  
   Ela provou também que conseguia impressionar o rei até seus últimos instantes de vida.
   Ana foi decapitada de cabeça erguida, pra ela uma rainha não podia jamais se curvar diante de seu povo.

   Depois de sua morte Henrique VIII casou-se mais três vezes. Sua terceira esposa Jane Saymor conseguiu dar o herdeiro varão tão desejado a Henrique, quando morreu desejou ser enterrado junto com a esposa que faleceu ao dar a luz ao menino. Depois da morte de Henrique, seu filho iria assumir o trono, mesmo sendo ainda muito novo, porém seu reinado não foi muito longe, já que morreu quando tinha apenas 15 anos de idade, depois disso veio a filha de Henrique com Catarina, mas quem realmente assumiu ao trono foi Elizabeth I, que inclusive reinou muito bem.

  Abaixo verá Henrique VIII e suas seis mulheres.


       
  Sobre Maria Bolena, pouco se sabe depois da morte de Ana, na verdade um pouco antes disso, quando deixou de ser  a amante do rei.
  O que se sabe é sobre seu casamento com William Carey, com quem teve três filhos, depois de viúva ela se casou novamente, com um homem chamado Stanford.
   Quando soube das acusações sobre seus irmãos, ela foi a corte. Já era tarde para pedir por seu irmão George, mas implorou para o rei que tivesse piedade de sua irmã, porém de nada adiantou.

  Ana Bolena ficou tão conhecida que filmes e seriados foram inspirados nela.

                               
  Foi neste filme que soube pela primeira vez sobre a história de Ana, um filme muito bem dirigido e inesquecível.

Abaixo são as atrizes que já interpretaram a famosa Ana Bolena.


Helena Bonham Carter(minha atriz preferida) em Henry VIII

 
Genevieve Buljod em Ana Dos Mil Dias


Natalie Domer em uma serie chamada The Tudors


e é claro Natalie Portman em A Outra


    Fico feliz por ter contado a história de Ana Bolena, sua irmã e o rei Henrique VIII ou melhor seria dizer Henrique safado, como preferir.
    Espero que tenham gostado!
                             
                                                         Até!


POR RAFAELLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário