segunda-feira, 24 de setembro de 2012

José de Alencar


José Martiniano de Alencar (Fortaleza, no bairro Messejana1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro12 de dezembro de 1877) foi umjornalistapolíticoadvogadooradorcríticocronistapolemistaromancista e dramaturgo brasileiro.
Essa parte foi meio chata eu admito mais para quem não o conhece eu só quero deixar registrado o básico de sua vida que foi muito especial.

Essa foi sua casa onde nasceu e viveu durante mais ou menos 11 anos mas teve que ir embora dai para ir morar no Rio de Janeiro e ir estudar em um novo colégio.E em 1844 começou a preparar sua vida fazendo-se vários cursos preparatórios mais por fim formou-se em direito e ao passar um tempo publicou sobre seu primeiro romance que foi Cinco Minutos muito famoso por sinal.

José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: Iracema (1865) e Ubirajara (1874). O primeiro, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel" e "cabelos tão escuros como a asa da graúna". O segundo tem por personagem Ubirajara, valente guerreiro indígena que durante a história cresce em direção à maturidade.
Em 1859 virou-se chefe da secretária do ministério da justiça,depois virou deputado em Ceará sempre militando pelo partido conversador,depois virou ministro da justiça e tentou o cargo de senador do império tendo imperador D. Pedro II do Brasil mais não conseguiu por acharem ele muito jovem.Como todos vocês viram ele sempre estava tentando entrar na política e quando ele conseguiu foi de pouco em pouco subindo de cargo até não conseguir por ser jovem que para mim isso é uma besteria quanto mais jovem para mim melhor mais eu não entendo nada sobre política então não posso falar com firmeza e bons argumentos sobre política e sua leis.
Tornou-se pai de Mário de Alencar a qual uma misteriosa história se envolveu sendo que Mário de Alencar poderia ser filho de Machado de Assis dando a história sobre Dom Casmurro um ótimo livro por sinal.Ele foi para Europa para tentar um tratamento médico sem sucesso porque no final faleceu no Rio de Janeiro por causa da Tuberculose,e por fim Machado de Assis foi em seu velório e ficou abismado com a pobreza que sua família vivia.José de Alencar foi um dos responsáveis para nossa literatura no Brasil ser como é agora e fico muito triste por não ter conhecido ele pessoalmente e é claro isso não seria possível por ele ter morrido a muito tempo atrás mas eu tiro meu chapéu para ele por causa de sua história de vida que é muito bonita e é muito importante os jovens de agora conhecerem sobre sua vida para ver o que realmente é cultura no Brasil e um modo de escrita que vem da alma e atinge todo seu corpo e recomendo a todos para tanto que quer ser um romancista como não a lerem seus livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário