domingo, 16 de setembro de 2012

Não vale a pena

   Resenha do livro "o médico e o monstro"
       
         O médico e o mostro, de Robert Louis Stevenson, tem a intenção de nos mostrar que todos nós temos um lado bom e mal ao mesmo tempo.
          Utterson, advogado e amigo do doutor Jekyll, recebe um testamento do amigo, que  em caso de sua morte ou desaparecimento toda sua fortuna ficaria para um tal sr.Hyde. Tais cláusulas preocupam o advogado, que mal imagina que Hyde e Jekyll, ambos de personalidades totalmente opostas pudessem ser a mesma pesssoa.
            Durante todo o livro nada faz com que nos interessemos pela história.
            Além de não nos prender a atenção, as caracteríscas do personagens de nada se parecem com o que é discrito delas. Como por exemplo, descrevem o advogado como uma pessoa fria, frugal, fechada, um homem de poucas palavras, mas ao mesmo tempo adorável. Como uma pessoa pode ser frio, fechado, mas adorável ao mesmo tempo? Ou é uma coisa ou é outra.
             Ao decorrer da história percebemos que Utterson não é nada frio, pelo contrário, ele é totalmente simpático, comunicativo, amigo...Já o doutor é descrito como um homem generoso, simpático, mas é mostrado de uma forma fechada, como foi descrito o outro.
              Outro ponto bastante negativo, são as ilustrações. Hyde é descito pelo narrador como uma homem baixo, apavorante, que causa medo, porém não sabe se dizer exatamente o que causa medo, já que não há nenhum traço de deformidade em sua fisionomia, porém na ilustração ele é alto e a deformidade em seu rosto é bem visível.
               A forma da linguagem também é outro ponto, pois de dois em dois minutos precisa-se procurar o significado de uma palavra no dicionário.
                Sem duvida, não é um livro que vale a pena ser lido e muito menos recomendado.

POR RAFAELLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário